sábado, 29 de setembro de 2007

O Automóvel no Brasil

O primeiro automóvel a circular pelo Brasil foi um Daimler a vapor. Era aberto, tinha capacidade para dois passageiros, quatro rodas de borracha, fornalha, caldeira e chaminé. A cena aconteceu numa tarde de 1893, no centro de São Paulo, que, naquela época, contava com pouco mais de 200 mil habitantes. O Daimler parou o comércio elegante da rua Direita. Na direção, impávido, o "chauffeur" Henrique Santos-Dumont, o irmão mais velho do futuro "pai da aviação".
O Rio de Janeiro só conheceria o automóvel em 1897, graças ao abolicionista José do Patrocínio, dono de um modelo francês também movido a vapor. Se não foi pioneira na novidade, coube à capital federal de então o registro do primeiro acidente sobre quatro rodas do país. A vítima era ilustre - o poeta Olavo Bilac, que resolveu tomar lições da "difícil arte de dirigir" com o amigo abolicionista. Na estrada velha da Tijuca, o poeta perdeu o controle do automóvel, que se espatifou numa árvore. A dupla escapou ilesa da colisão.
Almanaque Fazendeiro 1998

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